A visão responde à pergunta: Como queremos ser?

A visão é uma imagem do futuro que produz paixão - Bill Hybells

A visão é afirmação de como a igreja será quando tudo estiver funcionando.

“Uma igreja família”

Significa uma igreja que é como uma família, onde as pessoas têm relacionamentos de aliança e fidelidade, se preocupam umas com as outras, e os mais maduros cuidam e ensinam os mais jovens.

Significa uma Igreja composta de filhos amados de Deus que se parecem com seu Filho Jesus Cristo. Não significa uma igreja que se preocupa somente com a família, ou que fala ou ministra apenas sobre a família, mas uma Igreja que valoriza o relacionamento familiar como importante para se ter uma Igreja forte.

“Em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos, por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade, para o louvor da sua gloriosa graça, a qual nos deu gratuitamente no Amado.” Efésios 1.5-6

“Vivendo o Amor de Cristo”

Um lugar onde as pessoas se amam como o Senhor Jesus nos ordenou.

“Novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei que também vos ameis uns aos outros.” João 13:34

“O meu mandamento é este: que vos amei uns aos outros, assim como eu vos amei.” João 15:12

“Ora, o seu mandamento é este: que creiamos em o nome de seu filho, Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, segundo o mandamento que nos ordenou.” 1 João 3:23

A igreja é um lugar de aceitação, não de exclusão. Na Igreja Batista Central do Barreiro as pessoas são amadas sem distinção de cor, raça, sexo, idade, condição social, saúde física.

Vivendo o amor de Cristo significa amar e servir as pessoas como o próprio Jesus faria, pois a igreja é o corpo cujo o cabeça é Cristo.

“Alcançando o próximo”

A missão da igreja, como já vista anteriormente, é ir e alcançar a todos os homens, fazendo deles discípulos (aprendizes) de Jesus Cristo, levando-os a um íntimo relacionamento com ele.

“Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.” João 3:17

“Porque o Filho do homem veio salvar o que tinha perdido.” Mateus 18:11

“Ide por todo mundo e pregai o evangelho a toda criatura” Marcos 16:15

Alcançar o próximo significa evangelizar as pessoas com as quais nos relacionamos, a partir de nossa família (cônjuge, filhos), amigos, familiares, colegas de escola, de trabalho, vizinhos, e assim por diante.

“Formando Discípulos”

O propósito principal da igreja é fazer discípulos, pessoas que são semelhantes ao Senhor Jesus em seu caráter e obras, e que têm o Espírito Santo habitando em seus corações.

Para isso, é necessário ensinar aos novos tudo o que Jesus nos deixou.

“Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou contigo até a consumação dos séculos” Mateus 28.19-20

A Igreja Batista Central tem como visão fazer de cada membro um discípulo. Uma pessoa madura, capaz de amar a Deus, viver em amor, também alcançando a outros, fazendo deles discípulos de Cristo.

A visão é o coração da Igreja

A visão comunica o que a igreja quer ser, e também os seus valores, ou seja, o que é importante para as pessoas da nossa igreja. Embora todas as igrejas tenham a mesma missão de ir e fazer discípulos, nem todas as igrejas possuem a mesma visão, ou seja, não cumprem a missão do mesmo modo.

A Igreja Batista Central respeita e aceita o modo com outras igrejas, com visões diferentes ou semelhantes, procuram cumprir com a sua vontade nesta terra. Assim, a visão é o que impulsiona a igreja, e queremos aqui representar a visão da Igreja Batista Central na forma de um coração.

Se o coração, que é a visão, estiver recebendo cuidado e atenção, a igreja:

1. Prosperará
2. Será abençoada por Deus
3. Cumprirá seu propósito neste mundo