Características de uma vida cheia do Espírito Santo

sexta-feira, 2 de março de 2012

Para quê precisamos ser cheios continuamente do Espírito Santo?

Reflexão

TEXTO: Tiago 1.19-27

Ser cristão é permitir que Cristo viva de novo sua vida através da nossa própria vida. “Logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim.” (Gálatas 2.20). Isso acontece quando a Palavra de Deus é semeada em nosso coração, e ela germina, e produz uma nova vida, um novo homem.

Deus doou tudo o que era necessário a fim de nos fazer novas criaturas (2 Pedro 1.3-4). Todos nós passamos e iremos passar por lutas, crises e dificuldades. O que não nos faz desistir, pelo contrário, o que nos leva adiante é justamente essa graça derramada em nossa vida, é a convicção de que foi Deus quem nos chamou e nos tem capacitado a viver uma vida de justiça e santidade através do seu Espírito Santo (João 15.16).

Para quê recebemos a Palavra de Deus e seu Espírito Santo? A fim de sermos participantes da natureza divina, parecidos com Cristo e livres da corrupção deste mundo. E assim como o café não se separa mais do leite, depois de misturados, nossa vida não se separa mais da vida de Cristo, pois fomos misturados com Ele na sua morte e ressurreição. E é essa natureza de Cristo em nós que nos faz livres do pecado.

O Fruto do Espírito – Gálatas 5.22-24

Para sabermos se estamos bem vestidos, nos olhamos no espelho e também contamos com a ajuda de outras pessoas. Na vida cristã, a Palavra de Deus é um espelho que mostra como está nossa vida, e os irmãos também são importantes para nos alertar se estamos indo bem ou não.

Precisamos então olhar para estas 9 virtudes que a presença do Espírito Santo em nós produz e avaliarmos nossa vida para saber como estamos. Estamos frutificando? Que tipo de fruto estamos produzindo? Observe que a Bíblia não diz frutos (no plural), mas o fruto (no singular) do Espírito Santo. É um fruto que se manifesta de nove formas:

1. Amor – Amor que serve, perdoa e busca o bem do outro.

2. Alegria – Alegria, gozo e regozijo interior.

3. Paz – Ausência de luta, disputa, violência ou perturbação.

4. Longanimidade – Firmeza de ânimo.

5. Benignidade – Brandura, suavidade.

6. Bondade – Qualidade ou caráter de bom.

7. Fidelidade – Fé, certeza, confiança.

8. Mansidão – Serenidade, calma, tranquilidade.

9. Domínio próprio – Temperança, moderação.

Assim vive o verdadeiro cristão, expressando essas características do Espírito Santo em sua nova vida.

Aplicação pessoal:

1. Você já nasceu de novo pela Palavra de Deus? Cristo já tem vivido Sua vida em você através do Espírito Santo?

2. Olhando para o espelho da Palavra de Deus que nos mostra o fruto do Espírito Santo (Gálatas 5.22-24), como você avalia sua vida?

CAPACITANDO – SERVINDO – CONQUISTANDO