Devocionais

Jesus começou a pregar

Fim da Prova. O Diabo fugiu, e, no lugar dele, vieram anjos! Anjos cercaram Jesus e cuidaram dele. Quando soube que João havia sido preso, Jesus voltou para a Galileia. Mudou-se de Nazaré, sua cidade natal, para a aldeia de Cafarnaum, junto ao mar da Galileia, no sopé dos montes de Zebulom e Naftali. Essa mudança cumpriu a previsão de Isaías: Terra de Zebulom, terra de Naftali, caminho para o mar, região do Jordão, Galileia, encruzilhada das nações. O povo que vivia nas trevas viu grande luz. Assentados naquela escura região da morte, viram o Sol raiar. A mensagem profética de Isaías cumpriu-se na Galileia, no momento em que Jesus começou a pregar. Ele continuou do ponto em que João havia parado: “Mudem de vida! O Reino de Deus está aqui”. (Mateus 4.11-17)

Perfeitamente preparado pelas tentações, Jesus começa seu ministério. Isaías provê o texto e Cafarnaum, o púlpito. A mensagem chama todos a responder com vigilância: Deus está próximo, fazendo a obra de tornar sua vontade uma realidade presente na salvação.

Compare o sermão de Jesus com o de João Batista.

Que poder, Deus, nessas palavras! Que verdade capaz de transformar a vida, que graça capaz de liberar misericórdia! Vivo em tua presença, não na esperança de tua presença; participo do que está acontecendo neste momento, não no que eu gostaria que estivesse acontecendo. Amém.

>> Retirado de Um Ano com Jesus [Eugene H. Peterson]. Editora Ultimato.
Faça seu comentário