Devocionais

Plante para o futuro

Uma geração conta a outra a grandiosidade do teus feitos; eles anunciarão os teus atos poderosos.” (Sl 145.4)

Sempre estamos plantando

Qual o efeito cumulativo de nossas palavras, ações e intenções sobre aqueles que nos cercam e as próximas gerações, os que virão? Se acumular coisas e tentar impressionar as pessoas é tudo o que você faz, sua influência terminará no momento em que morrer.

Entretanto, nossa semeadura do evangelho de Cristo poderá decidir para muitas pessoas e nações se viverão a eternidade com Cristo ou separados de Cristo.

Há pessoas que não têm nenhum interesse em Cristo. Vivem apenas para si mesmo; plantam sementes do egoísmo e da egolatria. Seu impacto será semelhante ao de uma pegada na areia – pode ser vista hoje, mas desaparecerá amanhã.

Existem os que um dia se declararam de Cristo, mas não aprofundaram seu relacionamento com Ele. Quando surgem as doenças, as perdas, as dificuldades e os problemas da vida, desistem de sua fé. Essas pessoas, ao abraçarem a fé cristã, queriam conforto e “bênçãos positivas” nada mais. Mas o Senhor quer desenvolver em nós o caráter de Cristo, e não poucas vezes isso passa pela estrada do sofrimento. Ele nos promete vida abundante e não vida fácil. Pessoas assim não deixam pegadas eternas pois desistem da jornada da Fé com Cristo.

Há aqueles que se disseram seguidores de Cristo, mas sua agenda muito cheia, suas preocupações com a vida, seus diversos objetivos – alguns bons, até – acabam sufocando a Palavra de Cristo em sua vida. E, então, os outros interesses e não os interesses de Cristo tomam conta da alma e da agenda da pessoa. O Senhor é jogado para um plano inferior. Eles são do tipo: “eu creio, mas estou numa fase muito produtiva e isso agora não é minha prioridade”. Esquecem ou não dão bola para as Palavras do Senhor: “buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça”. Pessoas assim seguiram pela vida sem deixar pegadas Eternas.

E existem aqueles que receberam o evangelho de Cristo, plantam-o profundamente na sua vida e causam impacto que reverbera por várias gerações. Estes renunciam o pecado. Buscam a Santificação. Comprometem-se com a evangelização ao seu redor, na vizinhança e circunvizinhança e até os confins da terra. No meio das dores, das lágrimas e das alegrias, vão vivendo o seu traço (o tempo de vida nesta terra) para que no seu dia a dia Cristo seja glorificado. Quem planta só coisas temporárias colherá apenas coisas temporárias. Quem planta sementes eternas, colherá frutos eternos.

Você sempre recebe de volta tudo aquilo que doar. Colhemos o que plantamos. Colhemos muito mais que plantamos. Quem plantar generosidade, colherá generosidade. Quem doar graça e compaixão, receberá graça e compaixão.

Plante as sementes do evangelho da cruz e da ressurreição. Impacte ao seu redor com suas palavras e seu testemunho. Viva uma vida que, de fato, vale a pena viver. Conheça e cresça no conhecimento da Palavra de Deus. Semeie o evangelho de Cristo. Sua vida terá um impacto em muitas gerações e você deixará pegadas Eternas.

Pr. Jeremias Pereira
www.oitavaigrejapresbiteriana.org.br
Faça seu comentário